domingo, 3 de dezembro de 2006

Ao Mediterrâneo!


Pé na tábua, mané, pra aproveitar bem o dia. O Mediterrâneo francês tem inúmeros locais interessantes. De grandes cidades, como Marselha, a balneários famosos, como Cannes, St. Tropez e Nice. Não dá pra ver tudo num dia. Então escolhemos duas localidades não menos charmosas: Bandol e Cassis. Pra ir até lá usamos uma auto-route, uma auto-estrada, que nos permite andar, dentro da lei, a 130km/h. Claro, como tudo tem seu preço, tem que pagar o pedágio de vez em quando.

Acima, Bandol vista do satélite, só pra vocês se localizarem (a imagem é do Google Earth). Aquela marina cheinha de barcos (tem umas 1.500 vagas) é vista mais ou menos na foto abaixo, onde aparecem os mastros. Bandol é um balneário antigo, onde veranearam famosos como Thomas Mann, Aldous Huxley, Marcel Pagnol, Mistinguett e Fernandel. Mas os seus vinhos também valem a visita. Para os brasileiros, as prainhas são sem graça, o sol é fraco, mas come-se muito bem e bebe-se ainda melhor.

Tem algumas vagas de garagem, em edifícios novos em Florianópolis, que parecem ter sido feitas para o Smart, o pequeno carrinho que faz grande sucesso nas ruazinhas estreitas das cidades européias (perto de algumas estradinhas daqui, aquelas estradas do Sambaqui e do Ribeirão parecem avenidas larguíssimas).

A outra parada é Cassis. Cidadezinha que ficou muito famosa no Brasil com o surgimento da moda do "mamão com cassis" (sobremesa feita com mamão e sorvete batidos no liquidificador e depois, ao servir, uma porção generosa do licor de Cassis). Uma antiga vila de pescadores, hoje seu porto abriga centenas de embarcações de recreio. E a praia é de areia (em muitos locais do Mediterrâneo as praias são de cascalho, de pedra).

Em quase todas as partes, no alto das montanhas ou mesmo dos morrinhos, tem um castelo. Fortificações que defendiam as terras e protegiam os nobres.

Bom, tá na hora de voltar à base. Amanhã sairemos em outra direção.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tio César, dá pra gente saber se vocês vão passar po Moustiers-Sainte-Marie?? É linda !! (LN)

Anônimo disse...

Continuo acompanhando a saga francesa de vocês. Avisem por aí que, em breve, estarei de volta. Sei que vocês não devem passar por Saint-Etienne. Mas lá é a minha modesta base nesse país de tantas belezas. Beijos. Carlos Damião

Anônimo disse...

Tio Cesar,

Show o blog. Parabens e boa viagem! Aqui na terra tao jogando futebol, tem muito samba muito show o rock roll, um dia chove outro dia faz sol e a coisa esta preta. A briga pelos cargos esta grande. E o pior: o contrabandista continua Diretor de Estatal e articula a condidatura para a Presidencia da Camara Municipal. O melhor mesmo eh nao voltar.
Abs.

Pedro de Souza.