terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Cidades medievais

Lá embaixo, oliveiras e parreiras. Aqui em cima, castelos de todo tipo e de várias idades. Tem gente que não gosta da Europa porque encontra muita "pedra velha". Apreciar essas coisas antigas, em geral, exige um mínimo de cultura geral, uma certa curiosidade histórica e a habilidade de fazer a relação entre o ontem e o hoje. Em todo caso, independente da idade que tenham as edificações ou as ruínas, a paisagem é suficientemente bonita pra justificar a visita.

Dentro dos muros das cidadelas elevadas, tinha tudo o que o cidadão medieval precisava para tocar a sua vida, caso estivesse sitiado e impossibilitado de ir ao vale. E naturalmente, para pedir a Deus que o mantivesse vivo e sobrevivesse ao ataque, tinha que ter muita igreja. Só nesta pequena fotinha tem três.

Bons tempos aqueles em que havia alguma punição para os delitos. Sem regime aberto. Sem redução de pena. Sem progressão. Sem pensão para a família.

Esta aí é Gordes, uma cidade medieval, construída morro acima (ou morro abaixo?). Hoje tem hotéis luxuosos, restaurantes, museus, um spa espetacular e outras amenidades.

A grande vantagem de se passear sem pressa é que, a qualquer momento da caminhada (e se caminha muito, porque o carro tem que ficar fora dos locais mais antigos), dá para sentar à sombra e continuar a pesquisa sobre tipos, marcas, temperaturas e sabores da cerveja.

Não tem nada a ver com a idade média, mas não canso de me surpreender com as milimuma utilidades deste carrinho (que, por falar nisso, faz uma brilhante aparição no filme Código Da Vinci, correndo de ré). Ocupa praticamente o mesmo espaço que uma motocicleta grande.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não posso me conformar...na terra do vinho, vc fazendo "pesquisa" de CERVEJA???!!! he he he

Cesar Valente disse...

É que o vinho está sendo pesquisado na hora das refeições, comme il faut. Nas paradas rápidas, pra refrescar, com um lanchinho, uns queijinhos, desenvolve-se a momentosa pesquisa cervejífera.

Anônimo disse...

ESTOU contigo, meu caro Cesar: vinho no almoço, cerveja durante o dia. Que coisa boa. Boas aventuras pra vocês e um abraço, do Damião

Anônimo disse...

Eu não entendo mais nada. Pensei que estivessem trabalhando, alugando imovel, fazendo mudança e descubro os dois passeando na Europa....francamente. Beijo nos dois, Scotto